Este paté faz parte de um grupo de receitas que me farto de repetir, e sempre sem alterações.
Testei todas as sugestões… mais delicias, com mostarda… e não gostei de nenhuma. A última tentativa foi substituir a maionese do costume por maionese light e também correu mal. Logo, e contra a minha própria natureza, recomendo que esta receita seja seguida à risca, pelo menos na 1ª vez que a fizerem (daí para a frente estão por vossa conta para inventar).
A lista de ingredientes é curta:
Ovos cozidos (1 para cada 2 pessoas)
Delícias do mar congeladas (4 por cada ovo)
Maionese (a preferida de cada um)
Robot de cozinha, 1, 2,3 ou picadora da varinha mágica (dá para fazer com a varinha, mas não fica tão bom)
Para começar cozo os ovos durante 10 minutos, contados a partir da água levantar fervura (cozidos durante mais tempo a gema fica com uma camada cinzenta a toda a volta que, não fazendo mal, fica feia no paté!...)
Escorro a água, ponho os ovos em água fria para arrefecerem e descasco-os. Devem estar frios ou, na pior das hipóteses, mornos para não aquecerem a maionese.
Pico as delícias, ainda congeladas, na picadora. Normalmente corto-as ao meio ou em bocados mais pequenos para serem mais fáceis de picar (5 minutos depois de as tirar do frigorifico já dão para cortar e picar, mais do que isso ficam moles e em papa num instante).
Quando as delícias estão com o aspecto que têm na foto, junto o ovo cozido e pico-o mais uns segundos.
E servir!
Truque e dicas!
O “segredo” deste paté é a textura. Se ficar muito passado fica muito perto de intragável.
Se tiver ficado tudo muito picado na máquina antes ainda de juntar a maionese, junte-a e misture-a à mão. Se continuar a usar a picadora pode acabar por o passar demais.
Por último; embora possa ser servido de imediato, fica muito melhor se esperar pelo menos meia hora.
Sem comentários :
Enviar um comentário